domingo, 11 de julho de 2010

'As pequenas coisas que valem mais (♪)'


Futilidade - uma característica ou uma carência? É sempre mais fácil ao ser humano apontar as características alheias do que tentar compreendê-las. Será que aquele tão preocupado com aparência, que dedica seu tempo a ostentar o que possui (ou o que sequer possui), aquele de valores vazios ou apenas esquecidos, que esquece-se o que realmente é, que despreza suas origens talvez não tão impactantes na sociedade; enfim, será que esses não poderiam ser vistos como deficientes? Não no âmbito físico. Mas deficientes de vida, de uma dose de realismo, e de um outro tanto de consciência.
Questione-os se em algum momento seus pés tiveram contato com o chão - no sentido denotativo; sim, aquele chão de terra - e o sentiram úmido de uma chuva recente. Se em algum momento sorriu pela falta de eletricidade ter-lhe rendido uma roda de viola composta por músicas que nossos próprios timbres proporcionam, ao invés de se irritar por tê-lo impedido de ligar o ar condicionado. Sem receios, questione-os em que momento correu na chuva, em que momento pulou muros e subiu em árvores, em que momento caiu de bicicleta e riu da própria situação, em que momento apreciou o sabor desde o mais simples ovo frito até a exótica tripa de porco (e quando não foi de seu agrado, simplesmente bebeu um copo d'água). Se já viu os olhos de um humilde pai reluzindo a emoção de ver seu filho se formando, se já ouviu seu avô dizer que iria se cuidar pois quer ver seus netos se formando e seus filhos se aposentando. Pergunte-os se já se deram conta de que ainda que a evolução justifique sermos superiores a outros animais, somos os únicos capazes de diante às manchetes diárias hipocritamente negar o quanto estamos regredindo. Se já reconheceram que humildade e humanidade se complementam.
E por que não fazer as mesmas indagações a si mesmo? No mínimo nos evidencia a vida como ela é, e os reais valores que a mesma possui. Àqueles que seguem com futilidades, sem problemas! Afinal no fim de tudo servirão de fertilizante para o mesmo chão que hoje desprezam.

2 comentários:

  1. Perfeito !
    A mistica de cada coisa simples, que tem o poder de dar sabor a vda, só é percebido de fato pelos que olham com olhos da alma.

    parabéns, perfeito em cada ponto !
    =D

    ResponderExcluir