quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma doce rotina


Não, eu não gosto de rotinas; e sequer acredito que se possa ser feliz repetindo atos sequenciados minuciosamente. Sou a favor de atitudes que inovem! Que repaginem uma alma, que alegrem quem está próximo, que preencha com cor auras tão cinzas que passam despercebidas, escondendo sua beleza.
De fato, não há como desprezar que, gostando ou não, todos possuem uma rotina. O motivo? Todos possuem responsabilidades (ou ao menos deveriam possuir). Mas em que momento ficou determinado que devemos nos acomodar e ofuscar o brilho que a vida irradia nas coisas mais simples?
Ao invés de usar óculos escuros, permita-se enxergá-las e passá-las a diante; quem sabe seja essa a melhor maneira de iluminar tudo o que é obscuro sem a necessidade de perder seu próprio brilho, sua própria luz.
Como fazer isso? Primeiro olhe pro seu lado, perceba quem está ali, SINTA quem está ali. E então sorria pra ele, sem a ambição de ser retribuído (já lhe disseram que os melhores sorrisos são aqueles conquistados espontaneamente? Sem a mínima pressão...). Não execute suas tarefas, VIVA suas tarefas - no mínimo o resultado será superior. Não espere por intervalos de tempo pra pensar em quem lhe faz bem, mantenha-os em seus pensamentos - dessa forma estarão sempre próximos a você. O tempo livre? Aproveite para ocupá-lo! Pode ser ocupado por sorrisos, por reflexões, por auto-questionamento... Ocupe-o como melhor julgar, apenas não o deixe escapar.
Se estiver apaixonado, reacenda essa paixão a todo instante; se for uma paixão secreta revele-a a você mesmo a todo momento até que perceba o momento de não mais encobri-la - 'tornar um amor real é expulsá-lo de você, pra que ele possa ser de alguém' (♪)
O mais importante? Não permita que conselhos tenham o controle sobre a sua vida, apenas viva! Viva e descubra suas próprias concepções, suas próprias receitas para adoçar sua rotina. Uma dica? Esqueça tudo o que aqui foi lido; se ainda assim tiver absorvido algo não é sinal que eu disse a coisa certa, mas que a sua própria personalidade encontrou em palavras organizadas o que está em você. Quanto a mim? Sequer uso nada disso ao pé da letra; sabe por quê? Porque estou a cada momento atenta a novos ingredientes pra adoçar a minha rotina, se eu me contentar apenas com todas as metáforas que aqui foram empregadas, deixarei de sentir como é saboroso esse doce gosto de se auto descobrir um pouco a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário